A r q u i t e t a P a u l a C a r v a l h o

"Ao exercer minha profissão de arquiteta, prometo orientar meu impulso criativo em direção à arte, transformando minha sensibilidade e bom senso em beleza, conforto e funcionalidade, lutando sempre pelo desenvolvimento e valorização da arquitetura brasileira e do design."

21 de jan. de 2010

Luzes na Cidade


Aconteceu em Milão, de 6 de Dezembro a 10 de Janeiro, a mostra LED (Light Exibition Design), que reuniu mais de 30 obras luminosas a céu aberto. Foram projetos idealizados por jovens profissionais e estudantes das mais importantes escolas de Design da cidade, selecionados através de um concurso, ao lado de nomes já consagrados do Design mundial.
 

 

Switch na Ponte del Dazio onde, através 
de uma manivela, o visitante pode escolher 
a cor da ponte (foto: www.milano.repubblica.it)






Durante a manifestação, a cidade foi palco de obras de arte contemporâneas, ao longo de um circuito expositivo que envolveu a 
cidade em 360 graus, do centro à periferia, incluindo praças, parques, pontes e monumentos históricos.
Toda essa inovação cenográfica foi criada utilizando a tecnologia LED, colocando em primeiro plano a economia energética e a sustentabilidade ambiental.




 
 


Dess the Monument na Piazza Cardusio 



Na Galleria Vittorio Emanuele, a antiga tradição do beijo embaixo da folha de visco se transformou, além de uma atração luminosa, em uma ação beneficente. Subindo-se em uma plataforma ao centro da galeria, e tocando a folha enquanto se beija, cria-se um contato elétrico que aciona a iluminação ao redor. Com o auxílio de um contador automático, cada beijo corresponde a 1 euro doado em prol da ação humanitária Cesvi.

 

 Kiss na Galleria Vittorio Emanulele 


Os visitantes receberam um mapa para que fossem guiados através das obras, além de uma cédulas para votarem em sua preferida. O designer vencedor terá sua obra exposta em uma prestigiosa sede expositiva internacional.


Recentemente a Comune de Milão decidiu que algumas obras luminosas permanecerão acesas, como é o caso , entre outros, da “Luce Sacra”, de Castagna&Ravelli, que ilumina o Duomo de dentro para fora, evidenciando os magníficos vitrais.






 Luce Sacra, no Duomo 


Fonte: site www.blogavantgarde.blogspot.com
Colaboradora: Arq. Carolina Prearo (Diretamente de Torino - Itália)


0 comentários:

Postar um comentário


Text

" O arquiteto, ordenando formas, realiza uma ordem que é pura criação de seu espírito; pelas formas, afeta intensamente nossos sentidos, provocando emoções plásticas; pelas relações que cria, desperta em nós ressonâncias profundas, nos dá a medida de uma ordem que sentimos acordar com a ordem do mundo, determina movimentos diversos de nossos espíritos e de nossos sentimentos; sentimos então a beleza." (Le Corbusier)