A r q u i t e t a P a u l a C a r v a l h o

"Ao exercer minha profissão de arquiteta, prometo orientar meu impulso criativo em direção à arte, transformando minha sensibilidade e bom senso em beleza, conforto e funcionalidade, lutando sempre pelo desenvolvimento e valorização da arquitetura brasileira e do design."

13 de mar. de 2010

Salas de Jantar




Quando o assunto é sala de jantar, logo remete-nos à mente a idéia de uma sala imponente e apenas estética, apenas como cartão de visita. Porém, hoje a sala de jantar é um dos ambientes mais utilizados em uma residência, apesar muitas vezes não receber a atenção merecida. Bem projetada ela pode tornar as refeições em momentos memoráveis e prazerosos. A escolha dos elementos corretos pode fazer toda diferença.


A sala de jantar merece um cuidado especial na hora de ser elaborada. Além dos conjuntos que podem ser comprados prontos, é interessante notar como se combinam mesas, cadeiras e lustres, tipos de pisos e até revestimentos alternativos de paredes, que devem formar uma composição afinada de acordo com o estilo da casa.
 
Uma tendência interessante e bastante utilizada ultimamente são as cadeiras diferentes. Em mesas de 6 lugares, por exemplo, colocar duas cadeiras diferentes nas pontas, das demais, retrata modernidade.
 
A sensação amplitude pode ser elevada com a colocação estratégica de espelhos nas paredes;


Cores também são importantes neste caso, para quebrar a monotonia do ambiente, além de tintas, pode-se utilizar papéis de parede ou até mesmo adesivos decorativos.
 
Falando em ambientes menores, é preferível a utilização de mesas redondas, pois estas ocupam menos espaço do que as quadradas ou retangulares, além de dar ao cliente a sensação de estar em contato com todos os ocupantes da mesa.

As cadeiras merecem atenção especial. Apesar das mesmas tornarem-se objeto de desejo, como as de design, não devemos esquecer, de que durante as refeições, o tempo mínimo de permanência nas mesmas é de pelo menos uma hora.
Portanto,  as estofadas são geralmente as mais confortáveis, e é necessário apenas tomar cuidado com os tecidos claros. As cadeiras com encosto para os braços são excelentes porém ocupam mais espaços, estas geralmente são colocadas, no caso de mesas retangulares, nas extremidades.


O tapete na sala de jantar pode dificultar a limpeza, entretanto o resultado pode ser satisfatório desde que ele não atrapalhe o movimento das cadeiras na hora que a pessoa for sentar-se ou levantar-se da mesa. Uma excelente opção, para "burlar" a utilização do tapete, é a diferenciação de materiais no piso, ao mesmo tempo que remete a sensação de tapete, a funcionalidade é colocada em primeiro lugar.


A iluminação mais adequada e mais elegante para uma sala de jantar é a utilização de Pendentes, não que os embutidos possam ser utilizados, mas eles apenas tornam-se coadjuvantes neste ambiente, completando o cenário com o personagem principal.


Portanto, na hora de projetar uma sala de jantar, além da consultoria e e respaldo de um profissional especializado e competente, deve-se ressaltar o bom senso, tendo como pensamento básico a máxima de Mies Van der Rohe: MENOS É MAIS!


ARQUITETA PAULA CARVALHO

0 comentários:

Postar um comentário


Text

" O arquiteto, ordenando formas, realiza uma ordem que é pura criação de seu espírito; pelas formas, afeta intensamente nossos sentidos, provocando emoções plásticas; pelas relações que cria, desperta em nós ressonâncias profundas, nos dá a medida de uma ordem que sentimos acordar com a ordem do mundo, determina movimentos diversos de nossos espíritos e de nossos sentimentos; sentimos então a beleza." (Le Corbusier)